Como prevenir a doença periodontal?
Manter uma boa saúde oral é fundamental para ter o restante do corpo em bom funcionamento. A periodontite ou doença periodontalpode ocorrer quando a gengivite não é tratada. Esta, é causada pela placa bacteriana (uma substância pegajosa de cor esbranquiçada e amarelada que adere à dentição) que se acumula acima e abaixo da linha da gengiva (a zona onde a gengiva se encontra com o dente) e pode levar a danos irreversíveis do osso e tecidos que suportam os seus dentes.
De uma forma geral poderemos dizer que a periodontite é causada por uma infeção generalizada da boca.
Se não for diagnosticada e tratada a tempo, pode levar à perda de dentes e, em casos mais graves, influenciar a saúde geral do paciente.
ATENÇÃO AOS SINAIS QUE NÃO DEVEM SER IGNORADOS
A periodontite representa a última etapa da evolução da doença gengival. Ao contrário da gengivite, ela não é reversível e normalmente causa consequências graves e duradouras na aparência dos dentes e gengivas. Por isso, é importante que você impeça esse problema de avançar.
Mau hálito, gengivas vermelhas e inchadas, e sangramento ao escovar os dentes ou usar fio dental são sinais de doença gengival precoce que você não deve ignorar; é preciso agir imediatamente.
Se você sentir qualquer um desses sintomas, consulte seu dentista imediatamente para receber orientações sobre o melhor tratamento a ser realizado antes que o problema se agrave.
PLACA BACTERIANA, O INIMIGO SILÊNCIOSO DA SUA SAÚDE ORAL
A placa bacteriana é uma película pegajosa de bactérias que se forma constantemente nos dentes. Se você não escova os dentes regularmente, essa placa se acumula, tornando-se mais espessa e difícil de remover. Além disso, ela pode endurecer e se transformar em tártaro, que é ainda mais difícil de eliminar.
A acumulação de placa bacteriana é a principal causa de problemas bucais, como gengivite e periodontite. Portanto, mantenha uma rotina de higiene oral adequada, escovando os dentes duas a três vezes ao dia e usando fio dental diariamente para prevenir a formação de placa e cuidar da saúde bucal.
FACTORES QUE POTENCIAM A PERIODONTITE
A acumulação bacteriana dá origem à periodontite, mas quais são os fatores que a potenciam?
- Tabagismo: fumar prejudica a circulação sanguínea nas gengivas, comprometendo a capacidade do corpo de combater infecções e dificultando a cicatrização.
- Diabetes: quem sofre de diabetes têm mais tendência a desenvolver infeções nas gengivas;
- Má higiene oral: é indispensável escovar os dentes após cada refeição, assim como adicionar á limpeza um colutório, fio dental e escovilhões interdentários. Além disso, é necessário efetuar uma limpeza dentária profissional, pelo menos, uma vez por ano;
- Alterações hormonais: principalmente em mulheres, produzem uma maior sensibilidade nas gengivas. Se você não tratar essa sensibilidade adequadamente a tempo e ela evoluir para gengivite, é muito provável que a condição se agrave, tornando-se uma periodontite;
- Predisposição genética: algumas pessoas podem ter predisposição genética a problemas periodontais, tornando-as mais vulneráveis à doença, independentemente dos cuidados de higiene.
- Xerostomia: a secura da boca é um fator a considerar, pois aumenta o risco. Se ficarmos sem saliva, que constitui a proteção mais relevante da cavidade oral, será mais fácil a ocorrência de infeções;
- Uma dieta desequilibrada e um estilo de vida pouco saudável.
- Stress (O stress pode afetar a resposta imunológica e levar a hábitos prejudiciais, como roer as unhas ou apertar os dentes, que podem agravar a saúde periodontal.)
- Uso de Medicamentos: alguns medicamentos podem reduzir a produção de saliva, o que é importante para neutralizar ácidos e ajudar a controlar a acumulação de bactérias.
Prevenir a periodontite
Embora a doença periodontal surja com frequência em pacientes adultos, a verdade é que, na maioria dos casos, você pode preveni-la com o aconselhamento adequado do seu dentista.
A periodontite prejudica os tecidos e os ossos que suportam os dentes. Portanto, para conservar seus dentes e prevenir a doença periodontal, você deve seguir uma boa rotina de higiene oral.
Escove os dentes duas a três vezes ao dia com uma pasta de dentes com flúor; além disso, utilize fio dentário ou uma escova interdental suave todos os dias e não se esqueça de visitar seu dentista com regularidade.
Por fim, lembre-se de que gengivas que sangram nunca são saudáveis.
A PERIODONTITE TEM CURA ?
Pode-se curar a periodontite na maioria das situações, especialmente quando inicia o tratamento nas fases iniciais. Contudo, se você tratar a doença nas fases mais avançadas, isso pode levar à perda do dente.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre essa condição, não espere mais. É importante esclarecer algumas questões para entender melhor os riscos e a importância da prevenção. Estamos aqui para ajudar. Agende já a sua consulta de avaliação.
Ligue 915 307 915 ou 214 944 231 ou 214 925 682.
Ou em alternativa, envie-nos um email e nós contactamos.